quinta-feira, 24 de abril de 2008

O que é Portugol?

Vimos no tópico passado, como se escreve um algotimo para que o computador entenda. Na verdade o exemplo dado ainda não funcionaria, porque o computador não entende os termos "Pegue uma variável" ou "Escreva o Resultado".
Vamos ver nesse tópico uma linguagem muito utilizada para quem está aprendendo lógica de programação. O seu nome é Portugol. Uma mistura de Português com Algoritmo. Essa linguagem facilita bastante o aprendizado, pois usa termos da lingua portuguesa, ou seja, no momento você não precisará se preocupar com termos em inglês.
Vamor ver como o código do tópico anterior ficaria agora na linguagem do Portugol:

Codigo Anterior:
1º - Pegue o primeiro numero
2º - Pegue o segundo numero
3º - Realize a soma do primeiro numero mais o segundo número
4º - Exiba o resultado

Codigo em Portugol:
algoritmo "SomaNumeros"
var
a,b,resultado: inteiro
inicio
a <- 10 b <- 20 resultado <- a + b escreval("Total da soma:" , resultado) fimalgoritmo
Não fique assustado com código acima pode parecer complicado, mas na verdade é bem simples. Se você quiser vê-lo funcionar baixe o programa VisualAlg 2.0, (clicando aqui), copie e cole ele no programa e pressione o botão F9 ou clique no menu Altoritmo Executar.

Todo altoritmo deve ter inicio, meio e fim, então a estrutura basica de um algotimo é:
algoritmo "SomaNumeros" <= Aqui se dá um nome para o algoritmo

inicio
<= Aqui se marca o inicio do algoritmo

fimalgoritmo
<= Aqui marca o final do algotimo

Vamos para por aqui, e antes de continuarmos vou lhes apresentar o programa VisualAlg 2.0, com ele será possivel escrevermos os algoritmos e vê-los funcionando na pratica. Primeiro baixe o programa (clicanco aqui) e instale-o em sua máquina.
Será criado um ícone na sua área de trabalho, chamado Visual Alg 2.0. Execute-o.
Quando o programa é aberto pela primeira vez, ele nos traz a seguinte estrutura:

1 - algoritmo "semnome"
<= Aqui se dá um nome para o algoritmo
2 - // Função :
<= Descreve o que a função faz
3 - // Autor :
<= Nome do autor da função
4 - // Data : 24/04/2008
5 - // Seção de Declarações
6 - var
<= Lugar onde as variáveis serão declaradas

7 - inicio
<= Início do algoritmo
8 - // Seção de Comandos
9 - fimalgoritmo
<= final do algoritmo Você pode ver que existem comandos novos, eu coloquei uma breve descrição ao lado de cada um deles, em breve veremos cada um com mais detalhes, mas por enquanto, vamos nos reter apenas no que já aprendemos.

Se você tiver qualquer duvida como utilizar o VisualAlg 2.0, ele possui uma ajuda totalmente em português. No proximo tópico criaremos o nosso primeiro algoritmo usando o programa VisualAlg 2.0.

Até lá.

Nenhum comentário: